quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vencedoras do concurso de redações da APAE

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a APAE promoveu um concurso de redações com o tema:  “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças” e as vencedoras do concurso são:


Débora Ferreira da Silva - 2º A
3º Lugar

Desafios e conhecimento

Muito se tem discutido, recentemente, acerca de desafios, do qual a pessoa com deficiências vem enfrentando no dia a dia, em que a sociedade, ou seja, ‘’cidadãos normais‘’ também colaboram para que os desafios se tornem maiores. Assim como enfrentamos nossos desafios, pessoas com deficiência física ou intelectual além de enfrentar os próprios desafios tem que enfrentar os que a sociedade os propõe.
Ao conhecermos as APAEs(Associações de pais e amigos dos excepcionais), observamos que os alunos que ali estão são pessoas com deficiência físicas ou intelectual, que não define sua personalidade e que são capazes de fazer coisas impressionantes. Levando em consideração todos aspectos cabe aos ’’cidadãos normais’’, mais respeito, amor com o próximo e conhecimento para que se possa ter um pensamento certo a realidade.

Redação de Natália Sylagyi de Oliveira – 2º A
2º Lugar

A igualdade

Cada um de nós temos limites a serem desafiados mas, depende do ponto de partida de cada um.
Para termos um bom relacionamento com nosso próximo e superar todas as diferenças, podemos começar desde cedo com as crianças, conscientizando-as das convivência saudável umas com as outras, na escola, na rua, na sociedade e em casa, mostrando que somos todos iguais, mesmo às vezes, alguns sendo especiais.
            Muitas vezes, começa dentro da própria casa as discriminações, isolando da sociedade e da própria família por vergonha ou mesmo por preconceito, afastando as pessoas especiais de nosso meio e em alguns casos trancando-as dentro de casa aprisionando-as em locais sem condições para um ser humano ficar.
            Muitos não percebem que todos somos iguais, independente das diferenças e nível social.
            Por isso, devemos lutar para que seja quebrada esta diferença, vencendo os obstáculos, relacionando as crianças de forma igual e mostrar que todos são capazes de conviver juntos.


Luana Melo - 3º A 

1º Lugar

Derrubando barreiras 

Atualmente, torna-se cada vez mais comum encontrar pessoas com deficiência exercendo ações nas mais diferentes áreas, deixando bem claro que apresentar uma deficiência não é sinônimo de limitação, mas sim de superação. 
Ter uma deficiência não significa não ter capacidade, mas sim força de vontade para vencer de modo que todos são capacitados e normais, apenas com necessidades especiais. É importante ressaltar que ainda existe muito preconceito entre a sociedade e pessoas portadoras de necessidades especiais. 
Devido a esse fato, há muita dificuldade no convívio dessas pessoas com as outras, deixando assim de lado aquele indivíduo que mais precisa de atenção causando ainda mais exclusão social. 
Portanto, cabe a sociedade se conscientizar e aceitar as diferenças do outro para melhor convivência, pois o preconceito é a pior de todas as deficiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário